segunda-feira, 25 de abril de 2016

Resenha - A Última Carta de Amor


Oi oi gente!

Nossa... já li tantos livros desde a última resenha... que é até uma vergonha não ter rolado mais nenhuma por aqui.

Escolhi hoje um livro que li antes da criação desse blog... li em 2014.
Esse livro me ganhou pela capa, pela ideia da história e pela autora bem recomendada (pela qual depois eu me apaixonei).

Let's go!

Autora:  Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Ano: 2012


Aqui estou, mega concentrada com essa história!


 O livro conta, simultaneamente, duas histórias: de Jennifer Stirling e Ellie Haworth.

  Jenniffer acorda em um hospital, após sofrer um acidente (Ah sim! Isso em 1960), e confusa. De volta a rotina, as pessoas parecem atenciosas, porém ela sente que há algo errado, como se tivesse um pedaço faltando... as coisas não se encaixavam nem quando se tratava de seu marido Laurence.

   É então que ela descobre uma série de cartas de amor (para ela!!!) assinadas por "B". As cartas estavam escondidas e quando ela começa a ler, descobre o verdadeiro quebra-cabeças. 
Pelo conteúdo das cartas, ela descobre que estava vivendo um romance extra conjugal, e mais que isso... esse amor parecia forte o suficiente para fazê-la largar tudo e arriscar ser feliz com seu amante.


    Paralelo a isso, temos Ellie (4 décadas depois), uma jornalista a procura DA matéria. Um dia, no arquivo do jornal, ela encontra uma dessas cartas e fica obcecada por juntar os protagonistas.
   Talvez porque ela mesma vivia uma história complicada... tinha um caso com um cara casado.
Aquela velha história que tudo indica ser unilateral!!


   No decorrer do livro, intercalando entre as duas, passamos a conhecê-las. A busca de Jenny por sua identidade, pelo pedaço perdido, pelo misterioso "B". E a jornada de Ellie em colocar sua vida nos eixos e se encontrar.


   Meu Deus! Como eu sofri com a Jenny. Adoro a Ellie, tenho vontade de socar a cara dela às vezes, mas adoro. Agora a Jenny, eu senti a aflição dela.


   É um livro muito bem desenrolado. Quando comecei a ler, achei que seria mais um romance clichê (o que pra mim não é problema, eu adoro mesmo, suspiro, choro baldes...), mas não.
Os personagens são complexos.

   Independente de sua opinião sobre adultério, você consegue entender aquelas duas mulheres. É possível se humanizar e até se identificar.
Você não precisa ter vivido algo assim pra se colocar no lugar, pq é tão bem escrito, que de cada pedacinho do que elas vivem, podem te remeter algo.

A Última Carta de Amor é um romance que te envolve, e te faz pensar... se hoje, as pessoas já julgam tanto a traição, imagina nos anos 60!

Bom... eu amei esse livro, por "n" motivos, me identifiquei com muitos sentimentos. Torci muito por elas.


Então, se você já leu... me conta sua opinião.
Se não leu, corre lá!



Beijooo e até a próxima.

;*
Thatá Ienzura

terça-feira, 12 de abril de 2016

Série Rabiscos - O que acontece?


O que acontece quando a gente se olha e o sorriso brota?
O que acontece quando a gente se encosta, 
e a pele arrepia, e as mãos não param?

Não sei. Mas acontece. E como acontece.
Acontece eu, acontece você, acontece a gente.

Acontece minha vontade de você, quando sua barba passa pela minha pele.
Acontece sua vontade de mim, quando passo minhas unhas pelas suas costas.
Mas bom mesmo é quando acontece a nossa vontade. 
Ah!
Aquela vontade que vem com respiração acelerada.
Aquela vontade que joga na parede, na cama, que joga. Ponto.

O que importa o que acontece? Acontece.



Oi oi gente!

Fui convencida a mostrar alguns textinhos.....
Então tá aí.....
Decidi começar devagar.... não é fácil essa coisa de postar meus rabiscos.... Espero que tenham gostado! Vou tentar me acostumar a expor esse lado, e quem sabe assim postar os mais "elaborados"...


;*

Thatá Ienzura

domingo, 27 de março de 2016

BATMAN X SUPERMAN - O QUE EU ACHEI

Oii oii gente!!

Na 5a feira estreiou a tão esperada batalha Dark Knight X Man of Steel... e só ontem (sábado), eu consegui ir assistir!

Vamos ao que eu achei....

É complicado quando colocamos a expectativa lá no alto... 
Nesse sentido, foi difícil pra realidade acompanhar! Principalmente pq sou muito fã!!!
O início do filme, apesar de achar importante a parte teórica, achei cansativo.... é muita história....  no cinema, acaba cansando!

Mas na segunda metade, qd a ação começa.... aí sim achei que animou!!
Embora eu tenha algumas críticas a fazer sobre a luta com apocalipse. - vou guardá-las pra não dá spoilers!

A Mulher Maravilha estava arrasandooo!
linda... bolada... independente... deixando  Batman de boca aberta!
Foi a mais eficiente contra o Apocalipse (nao é spoiler.... tá no trailer)!

Acho que o Ben Affleck (divo... com cabelos brancos.... coroa....lindo... sexy)!
Super se redimiu daquela bosta de Demolidor que ele fez!!!
Ele faz um Batman após 20 anos de luta... um Batman com toda bagagem nas costas... é pra ser mais sombrio sim!
Que venham os filmes somente do Batman com o Ben! 


E ver os 3... Batman, Superman e Mulher Maravilha lutando juntos... é sensacional!!!


Li algumas críticas dizendo que não era válido gastar $$ no filme...que era desperdício! 
Nada disso!! Exagero!
Eu sou muito fã... minhas expectativas estavam muito altas, o que me frustrou um pouco.... mas é bom SIM!


Sobre Flash e Aquaman.... deixo pra vcs me dizerem o que acharam!

Indico a todos assistirem! É um marco... e é importante todos terem  sua própria opinião!

E vc? Já assistiu? O que achou? Me conteeeem!

Até a próxima!!! #TeamBatman

;*

Thatá Ienzura

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Livros de papel X e-book - No Dia Nacional do Livro


Oi oi gente!!

Pra quem não sabe, dia 29/10 é o DIA NACIONAL DO LIVRO.

Pq dia 29/10 Thatá??  Pq foi nesta data que a Real Biblioteca portuguesa foi transferida para o Rio de Janeiro, em 1810, originando assim a Biblioteca Nacional. yeeei!! \o/


Com certeza vocês sabem que os livros nem sempre tiveram esse formato de hoje. 

Antigamente eram rolos, feitos em papiros (uma planta). Depois o papiro foi substituído pelo pergaminho. Esse era feito da pele de um animal, geralmente os carneiros. Como o pergaminho era mais rígido, era possível costurar. 
Aiiii começaram a surgir formatos mais parecidos com os livros atuais.

O papel - originário da China - chegou ao Ocidente na Idade Média e, desde então, substituiu o pergaminho na confecção de livros. 

  Agora a curiosidade: o papiro usado para escrever era uma parte da planta que tinha esse mesmo nome, para isso, a planta era livrada de suas outras partes. E como talvez já tenha sido possível vcs perceberem, é dessa ideia de livrar, liberar, que se originou a palavra livro, do latim “libri”. Eu achei isso muito legal!



E aí a grande pergunta...

Até quando os livros, nessa sua forma tradicional, durarão?
Será que um dia eles serão totalmente substituídos pelos e-books??

A Feira do Livro de Frankfurt, em 2008 levantou essa questão, e segundo a pesquisa realizada, acredita-se que em 2018 os livros eletrônicos já serão mais vendidos que os de papel.

Eu, particularmente, fico triste com isso.
A magia da leitura não muda, claro...mas por mais que eu também faça uso dos e-books, acredito que não há nada como o prazer de entrar na livraria e sair com a sacola pesada de livros, a sensação de ler o livro digital não é a mesma que segurar aquele livro de papel em mãos.
No meu caso geralmente pesados, pois livros pequenos acabam rápido, e eu fico triste.
Ainda sonho em ter uma biblioteca em casa... e quando não for mais possível comprar livros de verdade, um pedaço meu se vai. Pausa pro drama.



Mas e vcs? O que acham?
Preferem o clássico livro de papel, ou o atual e-book??

Conta aí nos comentários!




;* 
Thatá 


terça-feira, 6 de outubro de 2015

Mamografia - Outubro Rosa Parte II


Oi oi gentee!!

Recebi uma msg hoje da minha quase prima Renatinha, super válida para repassar:

Pra quem precisa fazer o exame de mama e não tem recursos, o MAMÓGRAFO MÓVEL está durante o mês de OUTUBRO no Parque de Madureira. 

Atendimento de 2ª à 6ª - 08h às 18h.
                           Sábados: 08h às 15h.

Repassem a notícia galera, vamos promover saúde!


Para quem não sabe, MAMOGRAFIA:

 A mamografia é a radiografia de mama que permite a detecção precoce do câncer, por ser capaz de mostrar lesões em fase inicial, muito pequenas (de milímetros), é realizada pelo mamógrafo, que nada mais é do que um aparelho de raio X próprio para isso!

 Ali a mama é comprimida de forma a fornecer melhores imagens, e, portanto, melhor capacidade de diagnóstico.
O desconforto é discreto e suportável!! Nada de frescura!




 A faixa etária definida como prioritária para a realização do exame pela Organização Mundial de Saúde (OMS), é de 50 a 69 (recomendação essa que o Ministério da Saúde segue). Isso pq a incidência da doença é maior nessa idade.
Mas gente, é prioritária, e não única!!

 O Minstério da Saúde também recomenda que os médicos solicitem o exame às paciente - independente da idade - que tenham histórico de doença na família, especialmente se parentes de primeiro grau (mãe, irmã) tiveram câncer de mama antes dos 50 anos. Nesse caso, o ideal é que a partir dos 35 anos já seja feito um acompanhamento profissional.

PS: Fornecido agora pela Re, o link da campanha do mamógrafo móvel.
http://www.saude.rj.gov.br/imprensa-noticias/29917-outubro-rosa-mamografo-movel-esta-no-parque-de-madureira.html
HOMENS!!

Como bem lembrado pela Susan, no post anterior, homens também podem ter câncer de mama.

"É menos comum Thatá??"
"Sim, é." 
Pq os ductos mamários dos homens são menos desenvolvidos, e eles normalmente tem níveis mais baixos de hormônios femininos, que afetam o crescimento das células da mama.

Mas não é algo inexistente, então homens, se cuidem!!!!!  

Previnam-se,
Investiguem!!!!





 Thatá  ;*

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Chegou Outubro... ROSA!!!

Chegou outubro!

"Ué, rosa? Vc nao gosta muito de rosa"
Siiiiiiim..... Mas é uma boa causa!

 Chegou outubro, e com ele o Outubro Rosa!
Aquela campanha pra alertar quanto ao câncer de mama... Ela é voltada para a sociedade como um todo, mas principalmente para as mulheres!

 Mais que tratar, a ideia principal é prevenir!
Então esse post é pra lembrar a mulherada de colocar os exames em dia.... Não só por conta de prevenir o câncer de mama, mas pra cuidar da saúde uma maneira geral!

 O índice de cura aumentou em aproximadamente 10% nos ultimos anos.



 Dizem que em casa de ferreiro, espeto de pau... Então né... Eu aqui, formada em enfermagem, quase pós graduada... Tendo que confessar (vergonhosamente) que tô largada da minha saúde... A última vez que fui ao ginecologista fiquei de voltar na data x pra coletar o preventivo, esqueci a data... Demorei a remarcar... E ai fiquei cm vergonha de voltar lá tanto tempo depois....
Pago plano de saúde e nada!

Já não sou assim com os outros.
Rafa que o diga, perturbo pra fazer exame, marcar o médico, assumo a responsa de marcar... Dou esporro....
Vai entender.

Mas te pergunto....
E vc?
O quanto da prioridade a sua saúde??

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Minha Bienal, como foi?


Oi oi gente!!

Dia 05 eu fui ao paraíso dos livros, ou seja, à Bienal!
Rafa, como sempre, foi meu companheiro nesse dia!
E tô aqui para compartilhar com vocês como foi.

Vamos lá:

Nós fomos no sábado, dia 05, na parte da tarde (geralmente eu prefiro a parte da manhã, mas o Rafa não é desses que acorda cedo no fds), e segundo a coorganizadora da Bienal, Tatiana Zaccaro, é o horário de pico. 
O trânsito para chegar até o Riocentro estava aquela lentidão, como já era esperado, principalmente devido às obras do BRT Transolímpico.
A prefeitura sugere que a melhor opção é ir de ônibus. Mas eu realmente acho que se vc optar por ir de carro, como nós, basta uma musiquinha e uma boa companhia, que fica fácil encarar!

A gente ....

... se diverte!



 Apesar do momento mais tranquilo ser a parte da manhã, como já chegamos de tardinha, o grande "boom" pós almoço já tinha passado.
 O estacionamento do Riocentro, pra quem não conhece, é imenso, então estacionar não foi problema!

Uma dica: sem querer estacionamos no C7, que é na direção praticamente da entrada. Então se você escolher por ali, fica facinho.
O que pesa é o valor do estacionamento. R$ 22,00 até 12horas. Salgadinho.

 Sobre a ENTRADA, eu fiz como os próprios organizadores indicaram, comprei os ingressos antecipados pela internet, para evitar filas (além daquela inevitável no trânsito).
 Os valores eu acho super tranquilos: R$ 16,00 inteira e R$ 8,00 a meia.
 Além disso, se fosse gastar mais de R$80,00 em um estande (nem todos participam), o visitante tem direito ao reembolso do valor pago pelo seu ingresso, mediante apresentação do mesmo.


Chegamos lá e primeira coisa que pensamos foi.....(livros vc vai dizer) ... COMIDA!
Sim, estávamos famintos!!!

 Em cada pavilhão é possível encontrar algo para comer, porém existe o pavilhão central, onde estão concentradas várias opções de comidas.
Minha "reclamção" foi quanto a falta de opções sem carne bovina (no momento não estou podendo comer), e por sorte achei um que vendia carne de frango. Imagino que para os vegetarianos seja ainda mais difícil. (deixe ai sua opinião)

 O Rafa comeu no Food Truck que tinha comida Belga, tudo ali é banhado a cerveja, sensacional! Mesmo você que não curte cerveja vai gostar, pq o sabor que ficar não é da cerveja, é algo diferente, mas muito bom! 
O molho da batata frita belga era uma delícia e a batata também!! E de sobremesa, waffles com chocolate belga...nossa!

No total são três pavilhões com expositores: LARANJA, AZUL e VERDE.

O meu favorito foi o azul, pois as editoras concentradas lá tinham mais a minha cara.
Entre várias, Intrínseca, Sextante, Novo Conceito, Rocco e onde nós mais gastamos nosso dinheirinho Record.


Concluindo....

 Achei a Bienal muito mais organizada que da última vez.
Alguns estandes são bem lotados, mas isso é compreensível, o evento cada vez atrai mais pessoas.

 Na parte da alimentação achei que esse ano havia mais opções e mais locais para sentar. As duas vezes que decidimos parar pra comer (na verdade, na segunda vez paramos para dar aquela hidratada e descansar o peso dos livros...) conseguimos sentar sem problemas!

Olha a gente ai, descansando as perninhas!!


 O desconto que mais aproveitei foi na hora de comprar as edições 4 e 5 das Crônicas de Gelo e Fogo. R$20,00 cada, sem fila!!!!! \o/  Em um pequeno estande no pavilhão laranja, de frente pra entrada do evento (esqueci o nome do estande...sorry). 
Lá vendia também aquela edição de colecionador, no formato capa dura, preta, com as 5 edições já lançadas por apenas R$80,00.


Olha aí nossas aquisições:

Tem até pra afilhadinha, de 5 aninhos!





Rafa tirou essa foto assim que eu pedi! #sqn

É isso galera!
Eu, como sempre, ameeeei a Bienal.
Espero que em 2017 meu porquinho esteja mais gordinho, para comprar mais!!!
ps: eu e Rafa teremos uma biblioteca. Fato.


;*
Thatá