quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Livros de papel X e-book - No Dia Nacional do Livro


Oi oi gente!!

Pra quem não sabe, dia 29/10 é o DIA NACIONAL DO LIVRO.

Pq dia 29/10 Thatá??  Pq foi nesta data que a Real Biblioteca portuguesa foi transferida para o Rio de Janeiro, em 1810, originando assim a Biblioteca Nacional. yeeei!! \o/


Com certeza vocês sabem que os livros nem sempre tiveram esse formato de hoje. 

Antigamente eram rolos, feitos em papiros (uma planta). Depois o papiro foi substituído pelo pergaminho. Esse era feito da pele de um animal, geralmente os carneiros. Como o pergaminho era mais rígido, era possível costurar. 
Aiiii começaram a surgir formatos mais parecidos com os livros atuais.

O papel - originário da China - chegou ao Ocidente na Idade Média e, desde então, substituiu o pergaminho na confecção de livros. 

  Agora a curiosidade: o papiro usado para escrever era uma parte da planta que tinha esse mesmo nome, para isso, a planta era livrada de suas outras partes. E como talvez já tenha sido possível vcs perceberem, é dessa ideia de livrar, liberar, que se originou a palavra livro, do latim “libri”. Eu achei isso muito legal!



E aí a grande pergunta...

Até quando os livros, nessa sua forma tradicional, durarão?
Será que um dia eles serão totalmente substituídos pelos e-books??

A Feira do Livro de Frankfurt, em 2008 levantou essa questão, e segundo a pesquisa realizada, acredita-se que em 2018 os livros eletrônicos já serão mais vendidos que os de papel.

Eu, particularmente, fico triste com isso.
A magia da leitura não muda, claro...mas por mais que eu também faça uso dos e-books, acredito que não há nada como o prazer de entrar na livraria e sair com a sacola pesada de livros, a sensação de ler o livro digital não é a mesma que segurar aquele livro de papel em mãos.
No meu caso geralmente pesados, pois livros pequenos acabam rápido, e eu fico triste.
Ainda sonho em ter uma biblioteca em casa... e quando não for mais possível comprar livros de verdade, um pedaço meu se vai. Pausa pro drama.



Mas e vcs? O que acham?
Preferem o clássico livro de papel, ou o atual e-book??

Conta aí nos comentários!




;* 
Thatá 


5 comentários:

  1. Acho q vai ser meio triste mesmo quando os livros de papel forem substituído pelos e-books. Eu gosto muito da sensação de folhear um livro em uma livraria, ou sentir o cheirinho de livro novo. Como vc falou, em voltar com a sacola pesada... kkkk mto bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... Penso se serei uma velhinha contando aos meus netos que "era tão bom o prazer em comprar livros.. " Saudosista!
      Hahahha

      Excluir
  2. E como vamos ostentar nossos livros na prateleira? Kkkkk

    ResponderExcluir